segunda-feira, 1 de março de 2010

História - Quem foi Calabar ?

Domingos Fernandes Calabar é tido por muitos um dos primeiros traidores da história do Brasil. Calabar era um conhecido senhor de engenho (Brasil Colônia - Século 17) na capitania de Pernambuco e se aliou aos holandeses quando eles invadiram as terras brasileiras, na época sob o domínio de Portugal. Como era um exímio conhecedor do território de Pernambuco, ajudou em particularmente todas as conquistas holandesas no Brasil.

Há, porém, alguns historiadores que questionam a fama de 'traidor" de Calabar argumentando que ele somente lutou ao lado dos holandeses porque acreditava que sem o domínio de Portugal o Brasil seria libertado e livre.


Fonte:
Mundo Estranho
ed. 73 - março/2008

6 comentários:

Anônimo disse...

calar quem foi realmente foi um traidor um consumista ou empresario da cana de açucar ninguem se sabe

M4T3U5 disse...

Texto muiito bom + poderia por um poko da biografia de Calabar ?
Grato

Anônimo disse...

Muito bom!!

Anônimo disse...

o processo pré-colombiano de ocupação do mundo se deu em várias vertentes. havia um sentimento de emancipação mundial espelhada na desapropriação de colonos ingleses perseguidos por Elizabeth I e o tirano JAIME STUART VI que desembocaria no processo de independência das 13 colônias do leste. o pensamento sugere e a lógica manda que os batavos por terem um ideal mercantilista e não expansionista se apresentavam como uma senda de um curto processo de libertação.

Anônimo disse...

Calabar foi um herói, os portugueses além de escravisar os brasileiros(que nisso eles eram bons) saquearam nossas riquesas e sempre se deram bem por aqui e Calabar fez o certo.

Unknown disse...

Concordo!