sábado, 26 de agosto de 2017

Filosofia e Religião, a busca pelo algo a mais

De uma forma amistosa ou conflituosa, Filosofia e Religião estiveram sempre ligadas, e essa relação têm muito a contribuir para o melhoramento do mundo humano.

Amar a sabedoria é o compromisso assumido por todo filósofo e filósofa. Entre outras coisas, isso significa tocar no profundo dos problemas humanos, buscando extrair de lá condições de melhor viver para o mundo humano. Ocupando-se desde questões fundamentais, levantadas por seres humanos de todos os tempos, até aquelas questões, aparentemente, banais, a Filosofia cuida de tudo o que diz respeito ao humano. Tal como o horizonte para a vida humana e de seu mundo está aberto, assim também a Filosofia, que segue na tarefa de compreender a existência e tudo o que a ela diz respeito.

Fazer religião é um exercício humano para lidar com a transcendência, com o mistério que lhe escapa, mas que, ao mesmo tempo, o toma. A religião, então, faz com que o ser humano compreenda que ele pode ser mais. E tudo isso a partir da confiança depositada, geralmente, em alguma divindade, à qual é preciso acorrer para encontrar sentido para a própria vida. É certo, nesse sentido, que a Filosofia tem interesse pela dimensão religiosa do humano e do significado disso para a existência. De uma forma amistosa ou conflituosa, Filosofia e Religião estiveram sempre ligadas, e essa relação têm muito a contribuir para o melhoramento do mundo humano.

Na semana em que se comemora o dia do filósofo e da filósofa, dedicamos nossa matéria especial a pensar a relação entre a Filosofia e a Religião, ambas como serviço à busca pelo bem-viver humano. Abrindo a matéria, o primeiro artigo, A Filosofia da Religião, Daniel Couto reflete a respeito do que é a chamada Filosofia da Religião, ajudando-nos a compreender de que modo a Filosofia se debruça sobre o religioso, e o consequente serviço do labor filosófico àquilo que é propriamente humano, no exercício da religião.

Em seguida, Vítor Fernandes, no artigo Filosofia serva da Teologia? Ao modo de Jesus, pode ser, aborda uma das questões que tiveram grande expressão na história do pensamento ocidental, que é a relação entre Teologia e Filosofia, esta, por certo tempo, compreendida como serva da primeira. No artigo, o autor propõe uma leitura a respeito de uma sadia inter-relação entre os dois saberes, a partir de uma fala de Jesus, a respeito do serviço.

Por fim, o terceiro artigo de nossa matéria, Entre a fé e a razão, de Damião Fernandes dos Santos, aborda um tema que perpassa toda a história da filosofia, desde seu nascimento e que tem uma forte contribuição de Santo Tomás de Aquino, que é a relação entre a fé e a razão. No artigo, o autor traz o olhar de Tomás de Aquino sobre essa relação, ajudando-nos a compreender tanto a possibilidade do diálogo entre ambas, bem como os limites.

Boa leitura! 

*Felipe Magalhães Francisco é teólogo. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas Imprevisto (Penalux, 2015).

Nenhum comentário: