quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Pau de galinheiro

Mas será o Benedito? Toda vez que alguém é indicado para um cargo público de relevância aparece um escândalo logo em seguida. Será que o serviço secreto brasileiro só descobre essas coisas depois que a imprensa publica? Ou será que esses jornalistas investigativos trabalham pro serviço secreto?

O tanto de coisas escondidas que a imprensa descobre é demais. Se bem que isso de investigar e descobrir é o de menos. Minha mãe já dizia que nenhum comerciante aguenta mais de trinta dias de fiscalização. Dou por menos; qual o marido, mesmo aqueles ferrolhos de igreja, que aguenta a esposa cutucando seu celular uma manhã inteira? Pode até nem descobrir amante, mas com certeza vai chegar no aplicativo do banco e descobrir o saldo da conta e as aplicações financeiras que ele tem.

Uma maneira antiga de derrubar poderosos eram os dossiês. Antônio Carlos Magalhães, que Deus o tenha (se é que ele está por lá) inventou um tal dossiê contra seu inimigo político Jutahy Magalhães, que era Ministro à época. ACM fez um escarcéu sobre o assunto e, todo pimpão, foi ao Presidente da República que sabidamente convocara a imprensa para receber os documentos. ACM esperava uma audiência particular para impor sua maldade. Revelado o dossiê, provou-se que eram apenas recortes de jornal. Daquela vez não colou.

Aqui mesmo na Paraíba houve recentemente a conjectura de nomeação de um deputado federal para um Ministério. Em 24 horas até Ciro Gomes abalou-se do Ceará para flechar o pobre coitado.

Nem sempre as denúncias contra os poderosos precisam ser verdadeiras, basta que impactem o imaginário popular.

Na Inglaterra ficou celebre a acusação de que um primeiro ministro havia feito sexo com um porco. Aqui no Brasil tivemos muitos casos assim.

Com as eleições se aproximando a mídia e principalmente as redes sociais vão ser ocupadas por denúncias contra políticos. De minha parte, mesmo não votando em ninguém, adoro essa época. É que os adversários fazem acusações mutuas de fatos que o povo desconhecia. Um diz que o outro é ladrão e o outro devolve a acusação. Com certeza os dois terão razão, porque ambos roubaram.

Seremos governados por ladrões, mas pelo menos fomos avisados antes por eles mesmos, né?

Marcos Pires  
Do Blog do Tião

Nenhum comentário: